Considerações Iniciais
O
bullying pode ser identificado por meio de algumas ações, como ressalta a
Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à infância e à Adolescência
(Abrapia), citado por Palácios et al, 2006:
O bullying é uma brincadeira de mal gosto com os colegas de sala de aula. Dessa forma o agredido passa a ficar intimidado e se sente ameaçado pelo agressor, podendo ser agredido verbalmente, fisicamente e psicologicamente. Identificamos o bullying através de apelidos repetitivos e constrangedores, dessa forma a vitima se afasta do convívio e das atividades em grupo."Colocar apelidos, ofender, zoar, gozar, encarnar, sacanear, humilhar, fazer sofrer, discriminar, excluir, isolar, ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, agredir, bater, chutar, empurrar, ferir, roubar, quebrar pertences“.
"Os autores das agressões muitas vezes são pessoas que não se importam com os outros e são incapazes de perceber a situação do outro, geralmente são muito populares, e são oriundos de famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre pais e filhos é muito pobre ou inexistente." (TAVARES, 2010).
Conhecendo o
fenômeno bullying
O
bullying é considerado um fenômeno tão antigo quanto à própria instituição
Escola. Entretanto, essa prática só veio a ser alvo de estudo científico a
partir da década de 1970. A palavra bullying, que é utilizada para
caracterizar comportamentos violentos no âmbito escolar, não é conhecida de
forma abrangente para o grande público brasileiro, visto que, é de origem
inglesa e não possui tradução ainda no Brasil. Entretanto, é possível encontrar
traduções na literatura para a palavra “bully”: que implica dizer, indivíduo
brigão, valentão ou tirano. A Suécia foi o primeiro país a demonstrar interesse
pela violência entre os estudantes e suas consequências no âmbito escolar.
(SILVA, 2010).
Identificando os agressores
Os
autores do bullying frequentemente, são indivíduos que pertencem a
famílias desestruturadas, com pouco relacionamento afetivo e cujos pais exercem
uma supervisão pobre sobre eles, oferecendo o comportamento agressivo ou
explosivo como modelo na solução de conflitos o que, em tese, aumenta a
probabilidade desses jovens se tornarem adultos antissociais e violentos e/ou
violentos. (TAVARES, 2010).
O
agressor atinge o colega com repetidas humilhações ou depreciações porque quer
ser mais popular, se sentir poderoso e obter uma boa imagem de si mesmo. É uma
pessoa que não aprendeu a transformar sua raiva em diálogo e para quem o
sofrimento do outro não é motivo para ele deixar de agir. Pelo contrário, se
sente satisfeito com a reação do agredido, supondo ou antecipando quão dolorosa
será aquela crueldade vivida pela vitima. (SANTOMAURO, 2010).
O
agressor apresenta uma tendência maior para comportamentos de risco, como o
consumo de tabaco, álcool ou outras drogas e porte de armas. Os agressores
podem apresentar consolidação de seu papel de agressor com a continuidade deste
ao longo da vida. (BANDEIRA et al2010).
Na
construção do desempenho escolar, a qualidade da escola é tão importante quanto
à valorização do conhecimento escolar por parte dos pais, pois tanto uma quanto
outra influenciam as condições de sucesso/insucesso escolar. Sheldon e Hopkins
(2002 apud Che chia et al 2005) registram que a maioria das famílias acredita
que a reprovação e o insucesso de seus filhos devem-se à própria deficiência da
criança relacionada a causas orgânicas, mentais e motivacionais. (CHECHIA,
2005)
O papel da
escola e o Rendimento escolar desses indivíduos
A escola
apresenta-se, hoje, como uma das mais importantes instituições sociais por
fazer mediação entre o indivíduo e a sociedade. Ao transmitir a cultura e, com
ela, modelos sociais de comportamento e valores morais a escola permite que a
criança “humanize-se”, cultive-se, socialize-se ou, em uma palavra eduque-se. A
criança, então, vai deixando de imitar os comportamentos adultos para, aos
poucos, apropriar-se dos modelos e valores transmitidos pela escola aumentando,
assim, sua autonomia e seu pertencimento ao grupo social. (BOCK, 2002).
Considerações
finais
É
importante identificar os agressores para que o ambiente escolar possa ser
agradável, produtivo e democrático, onde o direito de ir e vir, caiba a todos
que ali convivem. Provocar o outro com apelidos, agressões e violência é um
comportamento anti-social e fere o direito constitucional. A família e a escola
tem como objetivo, de educar e conhecer os agressores de bullying, pois o convívio
social é direito de todos, e não pode ser tirado com humilhações, sendo assim,
tomar medidas sócio-educativas seria um grande passo para que o bullying não
aconteça. Ressocializar o agressor.
Postagem pela aluna: Sâmara
Talita de Oliveira
Fontes: Blog Psicologado
Fontes: Blog Psicologado
Publicado: 12.02.2012
Edição: Ariane Menezes
Edição: Ariane Menezes
Parabéns, seu tema é de tamanha muito importante, devido as diversas formas que o bulliyng se apresenta, nas diversas formas de violência! Parabéns!
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