terça-feira, 20 de maio de 2014

As Consequências Psicossociais do Bullying no Rendimento Escolar


 Considerações Iniciais
     O bullying pode ser identificado por meio de algumas ações, como ressalta a Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à infância e à Adolescência (Abrapia), citado por Palácios et al, 2006:
 "Colocar apelidos, ofender, zoar, gozar, encarnar, sacanear, humilhar, fazer sofrer, discriminar, excluir, isolar, ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, agredir, bater, chutar, empurrar, ferir, roubar, quebrar pertences“.
     O bullying é uma brincadeira de mal gosto com os colegas de sala de aula. Dessa forma o agredido passa a ficar intimidado e se sente ameaçado pelo agressor, podendo ser agredido verbalmente, fisicamente e psicologicamente. Identificamos o bullying através de apelidos repetitivos e constrangedores, dessa forma a vitima se afasta do convívio e das atividades em grupo.
     "Os autores das agressões muitas vezes são pessoas que não se importam com os outros e são incapazes de perceber a situação do outro, geralmente são muito populares, e são oriundos de famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre pais e filhos é muito pobre ou inexistente." (TAVARES, 2010). 
 Conhecendo o fenômeno bullying
     O bullying é considerado um fenômeno tão antigo quanto à própria instituição Escola. Entretanto, essa prática só veio a ser alvo de estudo científico a partir da década de 1970.  A palavra bullying, que é utilizada para caracterizar comportamentos violentos no âmbito escolar, não é conhecida de forma abrangente para o grande público brasileiro, visto que, é de origem inglesa e não possui tradução ainda no Brasil. Entretanto, é possível encontrar traduções na literatura para a palavra “bully”: que implica dizer, indivíduo brigão, valentão ou tirano. A Suécia foi o primeiro país a demonstrar interesse pela violência entre os estudantes e suas consequências no âmbito escolar. (SILVA, 2010).

Identificando os agressores
     Os autores do bullying frequentemente, são indivíduos que pertencem a famílias desestruturadas, com pouco relacionamento afetivo e cujos pais exercem uma supervisão pobre sobre eles, oferecendo o comportamento agressivo ou explosivo como modelo na solução de conflitos o que, em tese, aumenta a probabilidade desses jovens se tornarem adultos antissociais e violentos e/ou violentos. (TAVARES, 2010).
     O agressor atinge o colega com repetidas humilhações ou depreciações porque quer ser mais popular, se sentir poderoso e obter uma boa imagem de si mesmo. É uma pessoa que não aprendeu a transformar sua raiva em diálogo e para quem o sofrimento do outro não é motivo para ele deixar de agir. Pelo contrário, se sente satisfeito com a reação do agredido, supondo ou antecipando quão dolorosa será aquela crueldade vivida pela vitima. (SANTOMAURO, 2010).
     O agressor apresenta uma tendência maior para comportamentos de risco, como o consumo de tabaco, álcool ou outras drogas e porte de armas. Os agressores podem apresentar consolidação de seu papel de agressor com a continuidade deste ao longo da vida. (BANDEIRA et al2010).
     Na construção do desempenho escolar, a qualidade da escola é tão importante quanto à valorização do conhecimento escolar por parte dos pais, pois tanto uma quanto outra influenciam as condições de sucesso/insucesso escolar. Sheldon e Hopkins (2002 apud Che chia et al 2005) registram que a maioria das famílias acredita que a reprovação e o insucesso de seus filhos devem-se à própria deficiência da criança relacionada a causas orgânicas, mentais e motivacionais. (CHECHIA, 2005)

O papel da escola e o Rendimento escolar desses indivíduos
     A escola apresenta-se, hoje, como uma das mais importantes instituições sociais por fazer mediação entre o indivíduo e a sociedade. Ao transmitir a cultura e, com ela, modelos sociais de comportamento e valores morais a escola permite que a criança “humanize-se”, cultive-se, socialize-se ou, em uma palavra eduque-se. A criança, então, vai deixando de imitar os comportamentos adultos para, aos poucos, apropriar-se dos modelos e valores transmitidos pela escola aumentando, assim, sua autonomia e seu pertencimento ao grupo social. (BOCK, 2002).

Considerações finais
     É importante identificar os agressores para que o ambiente escolar possa ser agradável, produtivo e democrático, onde o direito de ir e vir, caiba a todos que ali convivem. Provocar o outro com apelidos, agressões e violência é um comportamento anti-social e fere o direito constitucional. A família e a escola tem como objetivo, de educar e conhecer os agressores de bullying, pois o convívio social é direito de todos, e não pode ser tirado com humilhações, sendo assim, tomar medidas sócio-educativas seria um grande passo para que o bullying não aconteça. Ressocializar o agressor.

Postagem pela aluna: Sâmara Talita de Oliveira
Fontes: Blog Psicologado
Publicado: 12.02.2012
Edição: Ariane Menezes                                                                              

Um comentário:

  1. Parabéns, seu tema é de tamanha muito importante, devido as diversas formas que o bulliyng se apresenta, nas diversas formas de violência! Parabéns!

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