segunda-feira, 26 de maio de 2014

Diário de Um Adolescente

     

     
     Hoje eu não tô pra ninguém! O que eles querem, afinal? Mal sei o que eu quero, vou adivinhar o que eles querem... Meus pais são um pouco confusos. Pow, hora querem que eu seja adulto e tenha responsabilidade. Depois querem que eu seja a eterna criança deles. Essa semana foi difícil! Não dá para entender eles!!! Meu pai falou alto e grosso comigo, dizendo: "QUANDO VOCÊ VAI CRESCER? QUANDO IRÁ TER RESPONSABILIDADE?!" Levei um baita susto. Mas, decidi fazer tudo o que ele falou. Arrumei um emprego e estou bem, sabe... ganhando meu dinheiro, comprando o que EU quero, com o meu próprio esforço. Fiz até planos para sair de casa. Claro, daqui um tempo! Planejei tudo direito. Tudo se encaixava perfeitamente. Quanto podia gastar por dia... onde economizar... Fiz minha meta, e pelas minhas contas, poderia sair de casa daqui uns... 7 anos! Fui correndo a eles. - "PAI! MÃE..." - fui alegre contar minha ideia, queria mostrar que finalmente CRESCI. Tenho responsabilidades! Pensei que contando isso, eles iriam ficar felizes por minha mudança. Mas, foi o contrário. Que raiva! Vacilões! Eles ficaram indignados comigo (pra variar!). Falaram que eu estava indo longe demais. Que eu não iria sair de casa nem tão cedo! Que depois que eu arrumei um emprego, mudei muito, deixei de sair com eles( como não? a galera é bem mais legal), se sentiram traídos. Falaram mais... "-Quem manda em você somos nós! Cortamos suas asinhas já já! Não tem nem idade para isso!" Tipo, exigem de mim uma posição e quando a tomo, eles me repreendem. Me colocam no lugar de nada e de dependência deles. Fiquei na deprê, fui para o meu quarto, no meu mundo, onde eu e meus pensamentos viajamos o mundo inteiro. 
      Caraca velho! Não consigo pensar em nada, a não ser em acabar com essa angústia. Fazer como o Renato fez... tirar a própria vida! Talvez essa seria uma maneira de dizer a eles que eu existo, cara! Poxa, velho! Eles não entendem que eu tenho vontades, sonhos (um pouco tolos, fato), mas são MEUS sonhos! Mas, pensando bem, causaria uma dor enorme a eles, um sofrimento sem fim! Ai, que raiva! Quando irei parar de pensar neles e pensar em mim? Eles não pensam como eu me sinto, porque eu devo pensar neles?! Eu quero ganhar o mundo... Ser livre, sabe? Sem nada para me prender... Sem âncoras! SER LIVRE, viver minha existência! 
     Quantos adolescentes tem essa mesma ideia? Será que só eu penso assim? Às vezes, me sinto estranho... Coisa de louco! Não dá para explicar a ebulição de sentimentos que existe dentro de mim. Mudo de ideia como a professora Josefina muda a cor daquele cabelo horroroso! Sabe... Aquela música de Raul Seixas me define muito bem: “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...”(cantando) No mundo é assim. Nada certo nem incerto. Só sei nesse instante que preciso existir. 
     Afinal, eu quero liberdade ?!?!?!? Ou meus pais são a liberdade?????? Bem, encerro por aqui hoje... tenho que estudar. Mas... sei lá! Vou dormir!
PS: Hoje ela me deu “oi”!

 Dia 26/05/14 (esse dia não acaba mais! Que saco!)


Postagem pelo aluno: Renato Santos
Fontes: Texto autoral
Publicado: 26.05.2014
Edição: Ariane Menezes

2 comentários:

  1. Muito interessante Renato. Você conseguiu capturar brilhantemente o olhar do adolescente dentro das flutuações que encontra durante a moratória social. Parabéns.

    ResponderExcluir