quarta-feira, 14 de maio de 2014

Homossexualidade e o Futebol Americano

Primeiro jogador abertamente gay de futebol americano é 
escolhido para a liga profissional


Atleta era um dos nomes mais cotados, mas temia-se que o fato de ser
homossexual motivasse preconceito nos times da NFL.


     O primeiro jogador assumidamente gay de futebol americano foi escolhido para atuar na maior liga do esporte do mundo. Michael Sam, “defensive end” da Universidade de Missouri que há três meses assumiu sua homossexualidade, foi “draftado” pela americana NFL e vai jogar no St. Louis Rams, equipe campeã do Super Bowl em 1999.
     O jogador de 24 anos acompanhou de casa o “draft”, processo de seleção de atletas universitários pelos times da liga profissional. Sam chorou muito ao receber a notícia e comemorou com um beijo no namorado, televisionado ao vivo pelo canal ESPN nos Estados Unidos.
"Depois de alguns estudos, cheguei à conclusão de que ele é um bom jogador de futebol. Eu não tenho nenhuma preocupação, escolhemos um bom jogador.", comentou o treinador da equipe, Jeff Fisher.
     O presidente Barack Obama parabenizou Michael Sam pela conquista, classificando a escolha do Rams como um "passo importante". Obama afirmou que, tanto no esporte quanto nas empresas, gays e lésbicas "provam a cada dia que você deve ser julgado pelo que faz, não por quem você é." Robert Quinn, novo companheiro de equipe de Michael Sam, também comentou da escolha, deixando de lado a opção sexual de Sam.
"Ele provou seu valor dentro de campo e isso é a única coisa que nos importa", comentou.
      Michael Sam foi escolhido o defensor do ano pela agência de notícias Associated Press. O atleta era um dos nomes mais cotados para o “draft”, mas temia-se que o fato de ser homossexual motivasse preconceito nos times da liga.

     A Psicologia Social pode ser definida como uma ciência que estuda as interações entre o individuo e a sociedade ou como uma ciência que estuda as manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras ou pela mera expectativa que essa interação venha a ocorrer. Nessa perspectiva a Psicologia Social estuda o comportamento dos grupos (comunidade LGBT) para entender a influencia dos mesmos, os comportamentos, ações e suas consequências. Ao observarmos na reportagem o jogador Michael Sam e relacionarmos com a Saúde Mental percebemos que o jogador está de bem consigo mesmo e com os outros. Aceitando as exigências da vida, sabendo lidar com as boas emoções e também com as desagradáveis: alegria/tristeza; coragem/medo; amor/ódio; serenidade/raiva; ciúmes; culpa; frustrações. e reconhecendo seus limites, buscando ajuda quando necessário. Notamos que o caso do jogador Michael Sam é um bom exemplo de estar bem com sua Saúde Mental e uma boa aceitação de sua condição homossexual.
     A adolescência é, por excelência, um período de dúvidas e descobertas. Nesta fase, que de acordo com a Organização Mundial da Saúde, se inicia por volta dos 10 anos com a puberdade e acaba por volta dos 19 anos, ocorre uma avalanche de transformações físicas, psicológicas e comportamentais. Ao relacionarmos com o caso do Jogador Michael Sam podemos analisar a formação da identidade adolescente que se liga a adoção por pares. Analisando as representações sociais dos adolescentes acerca da vida e a maneira como as referidas representações são influenciadas pela identificação social dos adolescentes com a homoafetividade (relação afetiva entre pares do mesmo sexo).
    Subjetividade é algo que varia de acordo com o julgamento de cada pessoa, é um tema que cada indivíduo pode interpretar da sua maneira, que é subjetivo. Diz respeito ao sentimento de cada pessoa, sua opinião sobre determinado assunto. É algo que muda de acordo com cada pessoa, por exemplo, gosto pessoal cada um possui o seu portanto, é algo subjetivo. Isso varia de acordo com os sentimentos e hábitos de cada um, é uma reação e opinião individual, não é passivo de discussão, uma vez que cada um dar valor para uma coisa específica. Ao observarmos Jogador Michael Sam podemos notar que é subjetividade é formada através das crenças e valores do indivíduo, com suas experiências e histórias de vida.
     A reportagem do Jogador Michael nos daria possibilidade elaborar uma pesquisa medindo a qualidade de vida nas relações homoafetivas, utilizando de questionários ou entrevistas estimulando os entrevistados a pensarem livremente sobre o tema, com o objetivo de identificar quais os principais problemas enfrentados por casais homoafetivos, buscando uma solução para os possíveis problemas, unindo assim a perspectiva qualitativa/quantitativa de uma pesquisa.


Postagem pelo aluno: Raul Berg
Fontes: O Globo, com agências (Email)

Publicado: 11/05/14 - 11h51
Edição: Ariane Menezes

2 comentários:

  1. muito bom o texto. Vamos ousar e assumir o que somos.

    ResponderExcluir
  2. Esse menino é muito bom, a primeira publicação do blog foi dele. Sem falar que ele é muito bonito, alto, moreno!
    E consegui relacionar todas as disciplinas. Parabéns!

    ResponderExcluir