segunda-feira, 26 de maio de 2014

Heurísticas, Esquemas ou Preconceito?


     
     A heurística da representatividade ocorre nas circunstâncias em que um objeto passa a ser incluído em uma categoria em virtude da extensão com que os seus principais fatores se assemelham ou representam mais uma categoria do que outra. Nesse caso, a pessoa leva em consideração as semelhanças entre dois objetos para inferir que um possui as características daquele ao qual ele assemelha. O esquema é a representação mental de um procedimento geral da imaginação que serve para procurar a imagem de um conceito.     Assim, em matemática, por exemplo, o número é o esquema da quantidade. O esquema existe apenas no pensamento. É o intermediário entre o conceito e a intuição e tem, mesmo quando puro, ou seja, não empírico, uma vertente intelectual e uma vertente sensível.

     O esquema pode designar-se de esquema conceptual e, neste caso, é o sistema geral de conceitos com os quais organizamos os nossos pensamentos e percepções. 
    Na obra de Kant, o esquema é o processo de mediação entre a categoria e a intuição empírica. É a imaginação que produz o esquema, isto é, a faculdade que é responsável pela conjugação da categoria com a intuição empírica.
     O esquema é a representação da imaginação por intermédio da qual é possível aplicar um conceito puro de entendimento a uma intuição sensível e assemelhante. Preconceito é uma postura ou ideia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade. As principais formas são: preconceito racial, social e sexual. 
     O objetivo da reportagem acima é revelar como “preconceitos” ou “conceitos”, usando a Psicologia Social como forma de se questionar nossos esquemas e heurísticas.


Não dá mais pra negar, fingir que não quero.
Não dá pra fingir que não sinto, que não desejo.
Eu fugi, a vida toda, por medo.
Agora eu necessito disso como o ar para respirar.
Teu amor é tão mais doce que tudo que já provei.
Toda doçura me causa medo.
Eu fugi a vida toda de estar nos braços da felicidade.
Sim, por que a felicidade mora ali.
No seu sorriso, no seu olhar.
Na forma altruísta de te amar.
Você me interessa de uma forma especial.
É com você, e só com você que penso em construir minha vida.
Eu cansei de criar esperanças de um dia ser algo que não sou.
Quero conhecer o teu coração, traga-me para mais perto.
O falo é um fardo o corpo, a farda da farsa.
E eu, sou só amor, um amor reprimido, eu não posso me mostrar.
Mas VOCÊ é minha força, é por VOCÊ, e só por VOCÊ.



Postagem pelo aluno: Raul Berg
Fontes: Poema autoral.  
Livro Psicologia Social - Daniel Batson
Publicado: 25.05.2014 / 1991
Edição: Ariane Menezes

Um comentário:

  1. Essa foi a melhor de todas, muito rico em diversidade, abrange muito o campo da Psicologia Social. Foi a melhor de todas!

    ResponderExcluir